O primeiro passo para reformar

Quero deixar hoje uma dica que pode fazer toda a diferença na hora de construir e reformar: PLANEJAMENTO.

Nem toda reforma exige um projeto, se exigir, o planejamento pode ficar ainda melhor.

Planejar é um processo de previsão de decisões, definição de metas e atribuição dos recursos necessários para atingi-las.

O planejamento vai destrinchar todos os processos que serão feitos durante a obra, definindo o tempo necessário para realizar os serviços e a ordem que devem ser feitos, além de prever a quantidade de material que deverá ser comprado e seus respectivos prazos de entrega.

Aqui também entram todas as cotações: da mão de obra que realizará o serviço, dos materiais de construção, aluguel de máquinas e contratação de caçambas, gorjetas e uma porcentagem para custos eventuais.

Porém, como estamos falando de obra, vale sempre lembrar que devemos ser bastante flexíveis, principalmente no quesito tempo. A previsão de execução da obra pode ser estendida por diversos motivos. Um deles é o clima. Outras razões que podem atrasar o tempo de execução da obra são as “surpresas” que encontramos ao começar a quebrar e rasgar paredes. As vezes não precisamos ir muito fundo, quando a massa colante de azulejos, em uma casa antiga, é muito dura e leva tempo para ser retirada.

Todo o processo do planejamento de uma obra é demorado, devido a quantidade de profissionais envolvidos, de valores e prazos a cumprir. Vale a pena investir um tempo planejando tudo antes de executar e perceber economia de custo e tempo no final da obra.

Se quiser saber mais, ou precisar de ajuda no planejamento da sua reforma, me envie um e-mail: contato@camilashiraiva.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s